Pode a verdade ser melhor percebida por um grupo do que por um indivíduo? Se considerarmos que indivíduos necessariamente têm um visão distorcida da realidade por suas cicatrizes emocionais e defesas psíquicas, sim, as multidões podem se mais sábias.

Para aprofundar o assunto temos o livro “The Wisdom of Crowds“, de James Surowieck que defende que nas decisões em grupo, os erros se anulam e os acertos se destacam, desde que respeitadas algumas condições como:

  • A independência de cada membro do grupo
  • A diversidade das opiniões
  • A descentralização de opiniões

A anedota de abertura do livro relata a surpresa de Francis Galton ao perceber que a multidão em uma feira do condado, supôs exatamente o peso de um boi quando suas suposições individuais foram calculadas a média (a média estava mais perto do peso verdadeiro do boi do que as estimativas da maioria de membros da multidão, e também mais perto do que algumas das estimativas separadas feitas por peritos em gado).

Um outro bom exemplo é o Google, mecanismo de busca mais acessado da internet, que usa a sabedoria coletiva para ordenar as pesquisas. As páginas mais populares são consideradas as mais relevantes e, por isso, aparecem antes nos resultados. Tem um até um botão “Estou com sorte!” que é exatamente regido por este princípio que que, muitas vêzes, traz a agulha que o usuário busca no palheiro.

Pessoalmente tenho aplicado este princípio em reuniões de decisão com pequenos grupos que, através da técnica do consenso, apresentam soluções de grande resultado. Dinâmicas como essa podem acelerar o desenvolvimento de grupos para que eles evoluam para equipes, certo?

  • Livro: The Wisdom of Crowds: Por que um grande grupo é mais inteligente que um pequeno e como a sabedoria coletiva molda os Trabalhos, Sociedades e Nações
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: