Morte ou Vida?
Originally uploaded by
Morti Riuuallon

Muita gente que me conhece me pergunta sobre a Metanóia. Resolvi preparar um post sobre o assunto.

Metanóia é um programa de educação empresarial voltado à transformação de profissionais de negócios em pessoas mais humanas, prósperas e felizes.

Inspirado na obra de Roberto Adami Tranjan e desenvolvido por ele mesmo e a equipe da CEMPRE, este programa já alcançou mais de uma centena de empresas de todo o Brasil.

Mais do que uma técnica nova ou algum conhecimento milagroso, a metanóia é um processo de aprendizado para o desenvolvimento de uma consciência mais adequada a Era do Conhecimento.

Apesar de todo nosso desejo de realizar um mundo melhor, só conhecemos um mundo velho, forjado na Era Industrial. Nossas práticas e modelos mentais ainda são ultrapassados, repletos de vícios de comportamento que nos impedes de evoluir como seres humanos e comunidade.

Abandonar estes antigos modelos e caminhar em direção e uma noca postura é algo difícil e desafiador. Parece até uma pequena forma de morte.

Para mim o processo metanóico (leva um ano!) foi decisivo para ajustar minha perspectiva profissional. E a Papagallis nasceu nesse processo.

E viva a vida!

  1. richieri

    E pra quem tem interesse na metónia, pode ler o livro Pegadas do Roberto Tranjan. Eu não fiz a metanóia, mas este livro dá uma boa idéia do processo de Travessia, que pelo que entendi é o processo pelo qual as pessoas (líderes e colaboradores) passam ao realizar a metanóia em suas vidas e empresas.

    Responder

  2. Fabrício Pacheco

    Hola! Como estão meus queridos?
    Então, sei que estive meio ausente esses últimos meses, mas é que tenho dado um duro danado lá na facul…Mas Ronaldo
    me empresta esse livro, já que pude ter contato com algo sobre a metanóia e fiquei curioso pra conhecer mais.
    Tenho idéias, quem sabe as coloco em prática.
    []’s

    Responder

  3. Gilda Miranda

    Oi, oi, oi, pra Luiz, Ronaldo e FAbrício.
    A partir do livro do Roberto Trajan já pude entender o contexto da METANÓIA, mesmo porque é só pra isso que dá o meu bolsinho, mas queria mais. Ao pesquizar no Google o assunto, achei este blog aqui, quando muito me espantei com uns padres portugueses e seus work shops.
    Algarra, me explica o que tem a madre igreja a ver com isso?
    Beigildokas!

    Responder

    1. lalgarra

      Metanóia é uma expressão de origem cristã. Assim que o Cristo deu seu último suspiro na cruz e os céus se abriram em escuridão os homens perceberam o que haviam feito e perguntaram: o que fazer agora? A resposta foi: Façam a metanóia (arrependimento que traz transformação).
      Esta é a história como Tranjam apresenta uma de suas inpirações para a criação deste programa de transformação pessoal e empresarial por ele chamado Metanóia.
      Ouvi dizer também que aquela pequena reverência que os católicos fazem ao entrar ou sair do templo, onde curvam-se ligeiramente se persignando também se chama metanóia.
      Tranjam é católico fervoroso e diversas passagens de sua metodologia tem origem nas inspirações cristãs.

      Responder

  4. Pingback: Breve resumo do livro Pegadas, de Roberto Adami Tranjan « Miguel da Rocha Cavalcanti

  5. patricia

    Gostei da sua explicação sobre a metanóia, na empresa aonde trabalho nós somos metanóicos, realmente é um processo lento e até muitas vezes dificil de entender e praticar, mas nada impossivel, e sim maravilhoso…abraços

    Responder

Deixe um comentário

