Esta semana conheci mais de perto alguns sites que permitem que usuários troquem (e até comercializem) conhecimentos sobre temas específicos. Funcionam como uma espécie de “bolsa de sabedorias” onde especialistas se cadastram para prestar consultoria, compartilhar soluções e resolver dúvidas de uma comunidade de inscritos. Destaco três deles:

O Squidoo permite a criação de “lentes de especialização”, são seções que integram textos, links, fotos e vídeos organizados por alguém sobre um assunto específico. Na verdade funciona mais como uma espécie de agregador de conteúdos RSS, ok?

Já a plataforma Complore (acrônimo de Come Explore) tem o objetivo de agregar redes de académicos e de especialistas técnicos em diversas áreas do conhecimento.

A primeira tentativa 100% comercial está na plataforma Kasamba – aqui o utilizador pode encontrar um sem número de especialistas em diversas áreas. Coloca-se uma pergunta, espera-se uns momentos pelos «replys» de candidatos às respostas, analisam-se os seus currículos, escolhe-se um e após o pagamento de 5 dólares, recebe-se a resposta.

E tem também o iKarma que é um site especializado em gerar ratings da reputação intelectual e profissional dos utilizadores registados. Ou seja, uma espécie de «bolsa» de capital relacional: dependendo da qualidade do serviço prestado, os clientes podem enviar os seus comentários e ratings para o registo iKarma do prestador de serviços. Este envio de informação cria o rating de reputação da empresa ou do freelancer registado no iKarm, e assim por diante.

Já o Wengo é o mais bem resolvido comercialmente. Os especialistas anunciam seus produtos e vendem tempo. Horas de reunião e contato sobre os mais diversos assuntos.

Se alguém visitar e usar algum deles, por favor volte até aqui e comente, certo?

 

Anúncios
  1. Ronaldo

    Ainda acho estranho a idéia de “pagar” pelo conhecimento. Sei que tem público para isso, mas gosto mais da idéia de, se for pra vender algo, que seja a “vara” (de pescar) e não o “peixe”.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: