De 3 a 11 de novembro estaremos organizando espaços de conversação na Teia 2007, para que grupos possam construir conhecimentos a partir da inteligência coletiva disponível no próprio grupo.

A Teia 2007 será um dos maiores encontros de cultura já vistos neste país. Grande em diversidade, vasto em representatividade e gigante em possibilidades. Milhares de produtores culturais, artistas, ativistas, agentes de cultura, atores sociais e comunicadores estarão reunidos para uma jornada de encontros, debates e atividades.

O Instituto Pensarte, conhecendo de perto o trabalho de organização de conversações desenvolvido pela Papagallis, nos franqueou um espaço informal durante a Teia 2007 para ativação de grupos dispostos a construir coletivamente conhecimentos referentes às políticas públicas culturais. Na prática, estaremos atuando em duas frentes de ação: na Oficina de Jornalismo Cultural Independente e no Café Continuum de Políticas Públicas Culturais.

Oficina de Jornalismo Cultural Independente

A Oficina de Jornalismo Cultural Independente acontecerá no final de semana que antecede o evento, tem como propósito ativar centenas de voluntários para uma cobertura contínua, independente e espontânea de todas as atividades da teia 2007. Serão estudantes, ativistas, jornalistas, bloqueiros e comunicadores dos pontos de cultura, reunidos em dois dias de atividades discutindo, preparando e protagonizando uma enorme ação de jornalismo cidadão cultural.

Para preparar uma multidão como esta a Papagallis estará aplicando tecnologias de convivência e construção de inteligência para grandes grupos como, círculos, world café, open spaces e desconferências. Essas conversações em larga escala deverão fazer emergir os desejos e competências dos oficineiros, além de aplicá-los, espontaneamente, nas atividades de cobertura da Teia 2007.

Além dos conceitos, fundamentos e práticas os oficineiros também terão contato com um sistema de publicação de notícias não-centralizado, desenvolvido tendo como plataforma a própria internet, valendo-se da atual estrutura de blogs, posts e tags para organizas os conteúdos, reportagens, matérias e pautas produzidas pelos oficineiros nos cinco dias da Teia 2007.

Café Continuum de Políticas Públicas Culturais

Tendo como epicentro a Funarte Casa do Conde e a Serraria Souza Pinto, a Papagallis estará ativada para organizar, de forma programada ou inesperada, sessões de conversação para pequenos ou grandes grupos que desejem ou precisem de um ambiente de diálogo estruturado democraticamente.

Os modelos de diálogo em uso, o congresso, a conferência e o debate, já não estão dando conta do desejo de construção de novos conceitos propostos pela inteligência das multidões. Hoje propor políticas públicas significa capturar as conexões entre os interesses e visões dos diversos atores culturais em atividade por todo o Brasil.

Além de proporcionar espaços qualificados de conversação disponíveis para os Pontos de Cultura durante toda a Teia 2007, a Papagallis pretende compartilhar estes modelos de construção de conhecimento em grupo, empoderando os agentes culturais com técnicas e ferramentas que efetivamente possam desenvolver a sabedoria dos grupos nas atividades desenvolvidas pelos pontos em seus programas e ações.

Vai ser bem legal! Aguardem notícias…

Anúncios
  1. Adriana Vieira da Silva

    Que legal, acho que com essa iniciativa aprenderemos muito com as dinâmicas e conhecimento da PAPAGALLIS. Sou de um ponto de cultura de Belo Horizonte: ESTAÇÃO DIGITAL DO ALTO, gostaria muito de saber mais sobre as dinâmicas e metodologias da PAPAGALLIS.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: