Humberto Maturana

Originally uploaded by ricardoromantoro.

Depois de uma semana de encontros com Humberto Maturana e Ximena Dávila durante o início do curso de Certificação em Biologia Cultural, na FIEP em Curitiba, algo começa a se passar comigo.

Tamanho foi o impacto que tive no meu processo de imersão nas teorias e Maturana que comecei a perceber em mim mesmo uma mudança de visão em relação à vida. O velho professor não apenas apresentou conceitos absolutamente inovadores, ele também me fez experienciar novas maneiras de falar, ouvir e ser ouvido.

Apoiado por Ximena Dávila, em sua ampla compreensão das dinâmicas de conhecimento em grupo, Humberto vai apresentando um ponto de vista tão inédito quanto desafiador para questões como: “Como operamos como seres vivos humanos? O que é ensinar e aprender? Existe uma só realidade ou tantas quantas são os seres humanos vivos? Como nossas emoções podem determinar nossos critérios de validação sobre nossas experiências? Por que as conversações são tão significativas para o processo de desenvolvimento humano, social e cultural?”

Pois foi respondendo perguntas como estas que Maturana, com a maior paciência e boa-vontade do mundo, apresentou para uma platéia de educadores, consultores, jornalistas e interessados sua Biologia Cultural. Tudo em uma linguagem extremamente acessível, diluída de suas teses acadêmicas em conversações, representações e exemplos do tamanho que pudéssemos compreendê-los.

O resultado foi surpreendenre, pelo menos para mim! Passo a observar a mim mesmo e a meus processos de conhecimento de modo que eu possa estar mais consciente sobre quem sou, como me relaciono e o que experienciou com tudo isso.

Ainda tenho uma enorme caminhada pela frente mas já sinto que pososo dizer por tudo que vivi até agora: “-Obrigado, professor!”

  1. richieri

    hum…. não fosse um notebook no chão, vc teria registrado tudo no seu twitter né? (olhei agora na coluna da direita no seu blog).

    Valeu por já passar algumas coisas pra gente! Parabéns e boa viagem!

    Responder

Deixe um comentário

