Ótima oportunidade, pessoal! Huberto Maturana e o Instituto Matriztico estarão em São Paulo no próximo dia 17 de abril, em um evento aberto ao público que puder pagar a inscrição do evento abaixo. Não é barato mas é uma oportunidade para estar com Maturana e conhecer o que ele propõe como reflexão sobre a vida, o ser humano e as empresas. Imperdível!

16º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA FNQ BUSCA NA BIOLOGIA DE HUMBERTO MATURANA A ORIGEM DO PENSAMENTO SISTÊMICO

O cientista chileno e os principais empresários brasileiros falarão sobre técnicas e experiências de gestão de 16 a 18 de abril em São Paulo

Entre os dias 16 e 18 de abril, a FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, sediará no Hotel Transamérica, em São Paulo, um grande debate internacional sobre técnicas de gestão empresarial. Nessas datas, será realizado o 16º Seminário Internacional Em Busca da Excelência cujo tema central será o Pensamento Sistêmico.

O convidado principal é o biólogo e médico chileno Humberto Maturana e sua equipe do Instituto Matríztico, do Chile. Seus estudos biológicos deram origem ao conceito sociológico de visão sistêmica, utilizado nos principais modelos de gestão do mundo. Especialistas da Universidade de São Paulo (USP) apresentarão estudos e diretores de organizações como Gerdau, Petrobras, Promon, Fras-le e Albras, vencedoras do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) 2007 mostrarão experiências de suas organizações e debaterão com os convidados.

Por visão ou pensamento sistêmico entende-se a relação de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre ela e o ambiente externo. Assim como no corpo humano. A teoria de Maturana fundamenta-se na linha de pensamento que a vida se mantém pelas relações de seus elementos formadores e é moldada pela influência do ambiente em que está inserida.

Para ele, tais relações devem ser marcadas pela horizontalidade, pela colaboração e pelo respeito mútuo. A matriz biológica da existência humana defendida pelo especialista é formada sobre cinco bases: família, educação, empresa, sociedade e mundo natural. É o que ele chama de “estrutura matrística”, que vem sendo gradativamente incorporada pelo mundo corporativo. Maturana defende também que as emoções são as maiores responsáveis por transformações que ocorrem no corpo das pessoas, como doenças.

Programação
Quarta, dia 16 – a agenda do primeiro dia é composta de atividades que misturam teoria e prática. Serão sessões simultâneas, divididas entre clínicas de gestão e um fórum de debates sobre boas práticas. Os casos foram selecionados entre o Banco de Práticas da FNQ.

Quinta, dia 17 – nesta data, o Pensamento Sistêmico será o tema central dos debates, com palestras de Humberto Maturana e do professor da USP Oswaldo Scaico, doutor em administração e mestre nas engenharias de Sistemas e de Produção.

Visite o site para inscrições.

Reblog this post [with Zemanta]
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: