A campanha para prefeito de São Paulo deste ano movimenta as atenções do Brasil. No meio de um embate de forças que pode ajudar a definir o cenário da disputa nacional em 2010, a internet está sendo vista como um veículo importante de mobilização e contato entre candidatos, simpatizantes e eleitores.

E foi nesse espírito que a K25, rede de conversações da militância do Prefeito Gilberto Kassab, decidiu organizar um encontro para sua comunidade de mais de mil participantes.

A Papagallis foi convidada pela Talk Interactive, agência responsável pela comunicação interativa da campanha de Kassab, para promover um processo de conversação livre que envolvesse todos os participantes em um diálogo apreciativo, a partir do qual novas amizades, conceitos, idéias e sugestões fossem apresentados entre todos e para o candidato.

Então em 20 de setembro nos reunimos no The Hub São Paulo entre mesas redondas, café, música e uma pergunta: “O que você da K25 espera do prefeito de São Paulo?”.

Seguimos com o formato de worldcafé, com mesas de cinco pessoas se revezando a cada quinze minutos, com anotações nas toalhas e um anfitrião nomeado livremente por mesa.

Em um determinado momento Kassab chegou ao encontro cercado por um séquito de jornalistas, acessores e admiradores. Entrou, conferiu o ambiente e topou participar conversando nas mesas como todo mundo. Trocou de mesa, ouviu, falou e, antes de partir, apresentou suas propostas numa fala rápida para as cento e vinte pessoas presentes ao encontro.

Depois que Kassab partiu o trabalho se concentrou em um grupo de trinta pessoas que seguiu conversando em um “aquário” até o final da tarde.

A experiência nos pareceu muito válida pois não é todo dia que alguém do executivo de uma grande metrópole tem a oportunidade de experienciar um ambiente de diálogos livres, com plena participação da multidão. Tanto a K25 quanto a organização da campanha entenderam com clareza o poder das conversações aplicados em grupo de interesse.

Vamos ver o desdobramentos do processo, ok?

Anúncios
  1. Luiz Algarra

    Aos patrulheiros ideológicos de plantão já deixo um aviso: conversações são ferramentas livres a serem aplicadas a qualquer processo de encontro entre seres humanos vivos.

    Não estamos apoiando ou rejeitando nenhuma campanha, pelo contrários, entendemos que promover encontro, diálogos e inovação em rede só contribui para o processo de consolidação democrático que o Brasil tanto precisa neste momento, ok?

    Responder

  2. RUI CANTO

    Primeiramente gostaria de parabenizá-los pela continuidade deste lindo trabalho, pois por algum tempo (nas eleições ) ficamos praticamente conectados 24h/dia. Gostaria de saber se há possibilidades de resgatar fotos em arquivo do Encontro com Kassab naquela tarde de sábado ok? Pois em uma recente mudança tive problemas com meu PC, e acabei perdendo. Agradeço antecipadamente.Rui Canto

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: