1′ Nokia Social Media Connections

Flickr foto por Helton Kuhnen
Nossa participação no I Nokia Social Media Connections foi como um relâmpago. Juliano Spyers falou do nosso trabalho para Ana Serra da Agnorte e pro Fernando na Nokia que ficaram muito interessados em incluir um processo de conversação na dinâmica do evento. O desafio foi integrar um grupo de blogueiros e moderadores de comunidades virtuais de todo o Brasil em um processo de conversação livre, aberto e franco sobre mobilidade e suas aplicações em nosso cotidiano.
O encontro aconteceu no espaço Gafanhoto, em São Paulo, tradicional ponto de encontro da comunidade de usuários web, e aconteceu no feriado de 15 de novembro, sábado, durante toda a tarde e início da noite.
Eu e Lígia propusemos diversos ajustes no roteiro do evento, de última hora mesmo porque apenas na véspera do evento fomos chamados para participar da organização do encontro. O Nokia Social Media Connections é um evento pioneiro já que, pelo que sabemos, nenhuma empresa de tecnologia de comunicações reuniu antes um grupo tão variado e expressivo de representantes do universo virtual em um evento dirigido como este.

Então sentimos uma grande responsabilidade e construímos com muito cuidado uma dinâmica simples que promovesse um espaço de encontro legítimo e reflexão livre para todos os participantes.

Para começar fizemos uma “descoberta”, quarenta minutos onde os participantes puderam recordar e compartilhar momentos de suas vidas onde o contato com dispositivos eletrônicos teve um impacto que fez toda a diferença em seus modos de viver.

Muitos lembraram de suas experiências com os games, uma garota, por exemplo, disse que a sensação de poder controlar o que acontecia na tela do televisor foi inesquecível! Até então a tv era para ela um veículo todo-poderoso que decidia por si mesmo o que dizer e mostrar, e então com um joystick a garota de dez anos de idade podia controlar os movimentos, sons e reações do que rolava na telinha.

Um outro participante trouxe um relato impressionante de um namoro que virou casamento através do já extinto Videotexto (quem aí se lembra?), e um outro contou de como gravou o nascimento de seu filho com a câmera de seu celular!
A descoberta aproximou as pessoas e construiu uma emoção de grupo em pouco tempo. Com isso pudemos propor uma pergunta para todo o grupo: “Como os dispositivos móveis podem fazer a diferença no bem-estar do viver humano?”.

As conversações rolaram soltas bem no estilo worldcafé com tolhas de papel na mesa e canetas coloridas captando as impressões e idéias nos rascunhos dos participantes. Depois de três rodadas trocando os grupos de mesa e conversando, fechamos a pergunta e partimos para um “aquário” onde o grupo todo trabalhou suas questões sobre as novas possibilidades e recursos que os novos celulalres poderiam trazer em suas próximas edições.

Uma coisa muito legal, dentre tantas, que aconteceu neste encontro foi a participação dos profissionais da Nokia nas conversações de mesa. Edmar Bulla (Digital Marketing & CRM Manager Nokia), um dos principais responsáveis pela realização do encontro, provou sua crença no processo de conversação e foi para as mesas dialogar com a turma. Pode parecer algo simples mas nós que trabalhamos com conversações em ambientes corporativos sabemos que situações como esta são ainda muito raras.

Normalmente a postura de relacionamento das empresas e de seus executivos é de defesa e isolamento das reais percepções de seus clientes. A maioria das empresas ainda toma suas decisões a partir da análise de gráficos gerados por pesquisas de opinião e estatísticas de consumo, quase nunca mantém contato humano com os consumidores. No Nokia Social Media Connections essa barreira foi totalmente quebrada, não só os executivos participaram como a agência (JWT) e os organizadores (Agnorte) estiveram presentes nas conversações de igual para igual com os convidados.

Lígia Giatti também esteve lá me apoiando na concepção do roteiro e registrando tudo em uma “redação gráfica” sobre as conversações e seu conteúdo. Terminamos a noite muito satisfeitos, com novos amigos, muito aprendizado e muita vontade de estarmos juntos mais uma vez para uma experiência tão rica como esta.

Agora vamos acompanhar uma multidão de posts, twitagens e flickagens de um verdadeiro enxame de bloggers!

E mais um detalhe importante, sem jabá nenhum, os celulares da Nokia, principalmente o N95, são o máximo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: