Ao mestre com carinho

Upload feito originalmente por Papagallis

Foi muito rica a experiência de estar bem perto de Ronald Fry compartilhando a facilitação do processo de Investigação Apreciativa durante o Global Forum America Latina.

Ron é Diretor do Departamento de Comportamento Organizacional, classificado como nº 1 do mundo pelo jornal Financial Times nos últimos cinco anos. Antes disso, Ron foi diretor do novo Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Mudanças Organizacionais Positivas depois de ter dirigido o Programa Executivo MBA por mais de quinze anos. Ambos programas conquistaram reconhecimento nacional e internacional em suas respectivas áreas. Em 2004, recebeu o prêmio de Destaque da Weatherhead School por sua atuação.

Ron participa de atividades de pesquisa e consultoria com uma série de organizações nas áreas de desenvolvimento de recursos humanos e mudanças organizacionais nos últimos vinte e cinco anos. Seu trabalho de campo envolve inúmeros sistemas, incluindo as empresas Ford, General Electric, Northern Telecom, So. California Water Management District, a cidade de Cleveland, Lubrizol, Lowes Foods, Mittal Steel, MSNBC.com, a cidade de Shaker Heights, Greater Houston Mental Health Association, Boys & Girls Clubs of America, a Marinha dos Estados Unidos, World Vision, Roadway Express e a UN Global Compact em projetos relacionados ao envolvimento do funcionário, sistemas de gerenciamento participativo, mudanças culturais fundamentais, formação de equipes e desenvolvimento de executivos, planejamento estratégico e investigação apreciativa.

Desenvolveu e comandou um Programa de Certificação em Liderança Apreciativa e Construção da Capacidade Organizacional para mais de 150 líderes de organizações voluntárias para mudanças sociais de mais de 30 países. Com o Professor David Cooperrider, co-dirige o Programa de Certificação CASE Weatherhead de Investigação Apreciativa para Melhorias de Empresas e da Sociedade.

Estive interagindo com Fry indiretamente através da Maria Fernanda Teixeira da Costa que tratou com o professor e Ilma Barros dos detalhes do Caderno de Atividades que norteou a aplicação da Investigação Apreciativa no GFAL-SP. Em seguida, um dia antes do evento, estive com Fry em uma reunião e jantar noturnos tratando do roteiro do dia do encontro.

Na manhã do GFAL, durante toda a tarde e no dia seguinte pude acompanhar, perguntar e até mesmo sugerir ajustes no processo de aplicação da Investigação Apreciativa. Percebi o quanto Fry é ligado no campo de percepção das pessoas e de como sabe ajustar o que for preciso para incentivar a conexão positiva entre todos.

Foi uma lição e tanto e ainda tenho muito que refletir sobre esta oportunidade, Além de tudo Ron é um cara super gente boa, sem vaidade mesmo, aberto e disposto a interagir o tempo todo. Realmente um professor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: