O Nokia Social Media Connections, encontro de blogueiros, moderadores de comunidades online e fóruns de discussão promovido pela NOKIA em novembro de 2008 gerou esta nuvem de palavras.

As conversações no encontro rolaram em grupos de cinco pessoas, embaladas por música e café! As palavras foram colhidas das anotações nas toalhas de papel e frases consolidadas pelos grupos nas rodadas de compartilhamento.

A pergunta que provocou esta conversação foi: Como os dispositivos móveis podem fazer a diferença no bem estar do viver humano?

A pergunta parece simples mas é profundamente desafiadora e se desdobra em diversas outras questões: De qual bem-estar humano estamos falando? Sentir-se bem é viver no bem-estar? A tecnologia então está se tornando fundamental para nosso bem-estar? Os dispositivos móveis terão tanta influência assim em nosso modo de viver coletivo?

Nesta nuvem de palavras achei muito interessante o equilíbrio entre os termos dos sistemas técnicos e humanos. O grupo construiu uma visão onde tecnologia e cotidiano se harmonizam e se confrontam. A impressão que a nuvem causa em mim é a de que estamos em pleno aprendizado civilizatório sobre o uso incorporado da tecnologia em nosso viver. Vamos seguir descobrindo o significado e aplicação destas novas ferramentas que, com toda certeza, já estão transformando nossas vidas significativamente.

Anúncios
  1. Luciano

    Olá Luiz Algarra! que bacana ter organizado todas as palavras e expressões colhidas lá no nsm connections aí nessa nuvem. Bom queria dizer que essa nuvem de palavras e expressões que surgirão , ditas no encontro do nsm connections, reflete uma percepção ainda a ser formada sobre tecnologia no bem-estar do ser humano, pois nós mesmos temos uma percepção muito superficial de bem-estar e o que vale pra uns não vale para outros. Concordo em todos aspectos que citaste em seu texto e em especial que “tecnologia e cotidiano se harmonizam”, já que em meu entendimento acho que ambos devem complementar um ao outro, em prol do bem-estar humano.

    Responder

  2. Pingback: Facilitação presencial | Instituto InterSistêmico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: