Self-portrait with Wife and Model

Upload feito originalmente por Papagallis

El Dr. Marcelo Arnold hizo lo suyo en un artículo que publicó en Cinta de Moebio:

” Un observador de segundo orden es un tipo de observador externo, orientado a la observación de observadores y sus respectivas observaciones. Desde su posición no sólo puede observar lo que sus observados indican y describen -el qué observan- , sino también, captar los esquemas de diferencias con que marcan tales observaciones y trazan sus distinciones -el cómo observan.”

Em minhas reflexões sobre Biologia Cultural sempre me vem a Priimeira Lei Sitêmica: Tudo que é dito é dito de um observador a outro que pode ser ele ou ela mesmo.

E então aqui temos uma imagem que em foi enviada pelo meu colega Leandro Nunes em uma conversação sobre Cibernética de Segunda Ordem onde temos um observador observando a observação de um observador.

Assim o mundo se transforma em um metamundo imaginário onde nos vemos vendo o que vemos. Parece complicado mas, para começar, pergunte-se algo do tipo:

– Porque quero querer o que quero?

E talvez você se conecte com uma reflexão sobre você mesmo e o meio que o cerca, sua cultura, família, emprego e país, de um modo que nunca antes havia experimentado. Se experimentar esta visão, uma visão sistêmica, com certeza não será mais exatamente o mesmo que era antes, apenas alguém que caminha pelo mundo sem se ver caminhando pelo mundo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: