Educação em Rede na VIVO

Upload feito originalmente por Papagallis

Realmente não pensei que estaria em 2009 participando de uma discussão lúcida sobre os rumos da educação no Brasil em um ambiente corporativo, ainda mais em uma das maiores empresas do Brasil. A muitos anos venho refletindo e atuando na construção de alternativas para o nosso sistema educacional. Estamos aprendendo de um modo tolo, antigo e despropositado. Meus filhos estão sentados nos mesmo bancos escolares do século XIV.

Criei a Papagallis para aplicar metodologias de aprendizagem informal justamente para exercitar e difundir novas formas de aprendizado. Me especializei em redes inclusive para disseminar um novo modelo mental onde as pessoas podem viver, trabalhar e aprender em uma mesma perspectiva humana. Participei de inúmeras reuniões de pais nas escolas dos meus filhos. Estive em debates e seminários questionando a forma que aprendemos hoje. E até pouco tempo me sentia uma minoria isolada quixoteando discursos aos vento. Por isto me surpreendi bastante quando no seminário A Sociedade em Rede e a Educação me vi no auditório do Instituto Vivo ouvindo José Pacheco da Escola da Ponte bradar que a melhor ação para a educação brasileira seria fecharmos o Ministério da Educação.

Augusto de Franco, mestre tecelão de redes, inspirou e ajudou a organizar este encontro que, mais do que uma simples transgressão, aponta um eixo de mercado que começa a se orientar para um questionamento forte do modo como aprendemos hoje dentro das salas de aula.

No site da Papagallis publicaremos uma análise mais ampla do encontro mas aqui não pude deixar de registrar minha surpresa por perceber que, de algum modo, a roda da história começa a andar, mesmo para as instituições mais retrógadas e conservadoras que existem: as escolas.

Deixe um comentário

