Na rua com os ambulantes

Upload feito originalmente por Papagallis

Na oportunidade de realizar um trabalho no México estive por lá pela segunda vez, desta vez por quase quinze dias. Tive tempo para me aproximar dos hábitos e cultura dos mexicanos. Fizemos amigos, conhecemos diversos bairros na Cidade do México, experimentamos comidas exóticas e fizemos coisas banais que fazemos aqui no Brasil, com ir ao cinema. Compramos roupas, artesanato e recordações. Conversei com dezenas de pessoas, de diversas classes sociais. Li or jornais todos os dias, ouvi rádio e assisti televisão mexicana. Me envolvi na discussão sobre segurança e pena de morte. Visitei ruínas e aprendi sobre a história do México.

Descobri que existem diversos tipos de pimenta e que sempre é muito importante perguntar qual delas você está comendo, antes de comer, pois a maioria delas são verdes. Enxerguei um Brasil no México, com pessoas um bocado parecidas com as que conheço aqui. Todos foram, sem exceção, muito educados e atentos conosco por lá. As pessoas nos olhavam com confiança, a priori. E a partir daí fui construindo uma profunda admiração pelo povo mexicano. A capital é gigantesca, com um tráfego infinito. O ceú fica azul, sem nuvens, a maior parte do ano. As alterações climáticas ainda não se fazem sentir por lá. As chuvas tem data marcada, e cumprem sua agenda.

Bem no dia que partimos o céu ficou nublado. Nos disseram que durante exatos três dias a chuva iria cair para revigorar a terra. No aeroporto, antes de nossa decolagem, sentimos as primeiras gotas caindo. Tomamos uma mixelada, cerveja com sal e limão, e nos despedimos do México com grande esperança de voltar. Sobrevoando a cidade, voltando prá casa, vi a chuva cair e quase deu vontade de chorar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: