Tivemos a oportunidade de participar do seminário Sociedade em Rede e a Educação promovido pelo Instituto Vivo nos dias 18 e 19 de março. Fomos convocados pelo Luis Fernando Guggenberger através da rede vivoeduca.ning.com para conduzirmos as conversações de grupo durante os dois dias.

No primeiro dia estivemos com uma turma de quase trinta jovens alunos e alguns professores construindo percepções sobre a educação e o uso de tecnologias móveis. Na turma estavam desde alunos de uma escola bem avançada, de Bragança Paulista, até algumas escolas estaduais das redondezas. Temas como liberdade para aprender, consciência crítica sobre o mundo, o papel da escola em nossa formação e o uso de celulares em sala de aula foram amplamente discutidos pelo grupo.

A primeira pergunta respondida pelo grupo foi: “O que precisamos viver para viver o nosso viver?” e a partir dela foi surgindo uma noção compartilhada sobre como vivemos e o que precisamos para o nosso viver. Em seguida discutimos com o grupo onde cada pessoas estava, naquele momento, recebendo algo sobre o que lhe falta para viver o seu viver. Seria na escola, na companhia de amigos ou mesmo sózinho, por conta própria?

Depois de saber o que nos falta perguntamos ao grupo: “E como podemos conhecer estas coisas uns com os outros em nosso dia-a-dia?” a partir do que surgiu uma discussão sobre como compartilhamos nossos conhecimentos e de maneira as escolas não contribuem quase nada para isso.

O encontro do primeiro dia se estendeu para mais de uma hora além do previsto, tamanha a quantidade de conversações disparadas pelas perguntas. Encerramos com um aquário de conversas sobre tudo o que rolou durante o dia e alguns conceitos que o grupo ainda desejava explorar.

Lígia fez um registro gráfico do encontro e a turma da Eletrocooperativa produziu um vídeo super-bacana sobre o evento. Todos os materiais foram compartilhados no dia seguinte com os participantes do seminário Sociedade em Rede e a Educação, gerando pura inspiração.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: