Algarra participa do debate

O encontro começou pela manhã com um debate sobre “As teorias da aprendizagem e os processos educativos atuais estão adequados à estrutura e a dinâmica da sociedade em rede? Por que?”. Marcelo Tas mediou uma mesa em que estavam Augusto de Franco, da Escola de Redes; Luli Radfahrer, da ECA-USP, José Pacheco, da Escola da Ponte (Portugal) e George Siemens (pela internet).

A lucidez dos participantes conduziu a platéia até uma reflexão sobre a obsolescência das atuais metodologias educacionais. As escolas seguem basicamente o mesmo modelo do século XIV mantendo a relação professor-aluno como eixo do processo de aprendizado.

Entretanto atualmente a internet traz novas possibilidades de aprendizagem em rede onde o convívio entre as pessoas está potencializado pelas interações constantes e pelo compartilhamento contínuo de informações.

Novas formas de aprender estão ocorrendo a cada momento e a estrutura escolar insiste em estar distante deste processo. Muitos professores ainda tratam a internet como uma espécie de “inimigo” a ser combatido e controlado.

Os educadores de hoje ainda não se deram conta de que muito pouco pode ser feito em relação a tudo que acontece. Os jovens estão operando as tecnologias e tecendo redes quando querem e como querem, e em breve estarão ocupando postos de trabalho e determinando as regras do mercado. O confronto este a escola de antigamente e o futuro da sociedade é inevitável. Então porque não podemos viver esta transição conscientemente, com professores e alunos construindo um novo espaço de educação em rede?

Para quem deseja mais detalhes sobre o encontro sugiro uma visita ao blog de mídia social do REJUMA em um artigo de Vivianne Amaral que descreve o evento, muito bem escrito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: