Nos dias 16 e 17 a Papagallis teve o privilégio de participar da Capacitação do Acessa Escola, coordenada pelo WebLab / LIDEC / Escola do Futuro – USP, para trazer 2400 jovens monitores das salas de informática de escolas estaduais paulistas para a segunda fase do projeto.

A grande maioria dos jovens já tem alguma experiência no Acessa Escola, eles estão a quase dez meses acompanhando a instalação dos equipamentos (computadores e banda larga) nas salas de internet das escolas. Foram preparados para esta fase através de uma série de recursos educacionais inovadores, inclusive um game, que os suportou enquanto se aclimatavam no Acessa Escola.

Agora chegou a hora dessa moçada começar a falar de Web 2.0, E-Gov e navegação segura, além de irradiar os princípios de uma internet mais democrática, participativa e livre. Para esta fase os coordenadores decidiram usar metodologias de aprendizado sócio-educativas, e a Papagallis foi chamada para contribuir com nossa experiência em organizar conversações para grandes grupos. Foram mais de 1200 jovens no sábado e quase outro tanto desses no domingo.

Chegaram bem cedo, em ônibus fretados que os trouxeram de seus bairros de origem, alguns bem distantes do centro, e logo se organizaram nas salas do quinto andar do prédio da UNIBAN, parceira do encontro que disponibilizou suas instalações.

Durante o período da manhã todos conversaram sobre suas experiências nas salas nestes últimos meses. Contaram casos, compartilharam dificuldades, trocaram idéias e soluções criativas, resignificaram suas relações entre si e com o projeto Acessa Escola. De tempos em tempos uma parte da turma de cada sala era convidada a descer até a biblioteca da UNIBAN onde trezentos computadores os aguardavam para pesquisa e publicação de conteúdos e relatos sobre tudo que estavam conversando.

À tarde seguiram as conversações provocadas por materiais audiovisuais sobre Web 2.0, E-Gov e navegação segura. No fim do dia todos se encontraram no andar térreo da UNIBAN para um worldcafé de 1200 pessoas!

Em primeiro plano Dalton Martins e Mariana de Salles Oliveira arrematam o encontro com uma fala inspiradora para a turma de jovens mosqueteiros! A Papagallis participou com toda a sua rede, Lígia, Algarra, Alblum, Mafeteco e Richieri.

A experiência foi absolutamente gratificante, vamos aguardar o seguimento do projeto, certo?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: