Caricatura de Humberto Maturana

Upload feito originalmente por Papagallis

Azarías Muñoz produziu caricaturas em aquarela entre os anos 1993-2001, na secção Ego-Sum do diário “La Nación” do Chile.
Esta, do professor Humberto Maturana, nosso amigo, nos pareceu muito apropriada para representá-lo em sua atividade preferida: a reflexão.
A reflexão é um ato em que uma pessoa solta sua certeza

O ato da reflexão ocorre como uma mudança do espaço relacional-operacional que permite que a pessoa que reflexiona aceite ou recuse o presente em que vive e que está oculto no vivê-lo.

A mudança de espaço operacional-relacional em que vive a pessoa no ato de reflexionar ao soltar suas certezas ocorre ao vivê-lo como uma ampliação ou como uma mudança de mundo que torna-se revelador se a pessoa se pergunta se quer ou não quer o novo que agora vê.

Anúncios
  1. Hilder Rezende

    Olá Luiz, como vai ? Talvez não lembre pelo nome, mas ficamos conversando um pouco depois do encontro que teve na Atento (a de São Bernardo). Gostaria mais uma vez de agradecer a visita e desejar boa sorte e muita competência no trabalho de vocês. Um abraço !

    Responder

    1. Luiz Algarra

      Seja bem vindo à nossa rede, Hilder! Mantenha contato neste labirinto de possibilidades que é a internet, ok? Foi um prazer estar com a Atento em conversações livres e francas sobre o viver humano. Vamu que vamu!

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: