Esta imagem produzida pela XPlane para o livro Informal Learning de Jay Cross ilustra as pessoas vivendo seus processos de aprendizado de modo livre e espontâneo.

Foi extraída do poster da Aprendizagem Informal que traz os seguintes conceitos:

* DEFINIÇÃO
Aprendizagem informal é um modo não-instititucional, e não programado, das pessoas aprenderem na convivência. É uma nova maneira de aprender, onde a função de nossa rede pessoal é otimizada para permitir trocas de conhecimento relevante ao cotidiano de cada um. Assim podemos aprender mais, uns com os outros.

* CONVERSAÇÕES
São o estado-da-arte do Aprendizado Informal.Conversando é possível criar e transmitir conhecimento. Conversas livres e frequentes geram inovação.E as pessoas adoram conversar.Conversar nos mantém ativos e estimulados!

* VISUALISANDO
As pessos entendem melhor aquilo que podem ver.Imagens comunicam muito mais que as palavras e são entendidas universalmente, transpondo barreiras culturais, faixas etárias e níveis de escolarização

* A TERRA É PLANA
Hpje a localização não é mais um fator estratégico.Organizações são pontos de conexão que se encontram no horizonte de uma rede mundial de negócios.

* ANÁLISE ORGANIZACIONAL
A organização informal determina muitas coisas em uma empresa, mas os gerentes se sobrecarregam até mesmo porque não enxergam isso! O mapeamento das redes sociais de uma empresa é sempre muito esclarecedor.

* UMA INTERNET PARTICULAR
Imagine poder contar com um ambiente rico em conhecimento e informação como a internet. Podem ser blogs, índices atualizáveis (sindycation), wikis enciclopédicos e muito mais! Isso tudo funcionando em uma plataforma conhecida e utilizada por todos!

* PARADOXO INVESTIMENTO/RESULTADO
Pessoas aprender a trabalhargeralmente de modo informal.Conversando, observando seus colegas,errando e acertando ou simplesmentetrabalhando com outras pessoas que já sabem.Treinamentos e capacitaçõesrepondem por apenas 10% ou 20%do que as pessoas aprendem nas empresas.O investimento em educação formal,sempre é muito altoenquanto o aprendizado informalé negligenciado e até mesmodesestimulado!

* ENSINANDO PRÁ QUEM JÁ SABE?
Os Departamentos de Treinamento concentramtoda a energia e gerenciam todo o tráfegodo conhecimento nas empresas. Sempre organizandoturmas e classes como em nossos tempos de colégio.E o time mais bem preparado, que ocupa as melhoresposições na empresa, passa pelos processos por pura obrigação. Sem aproveitamento e sem troca com o resto da equipe!

* APRENDIZADO EMERGENTE
O aprendizado informal surge e prosperaem um sofisticado ambiente que podemoschamar de “horizonte de aprendizado”Pavimentar um caminho que leve ao”horizonte de aprendizado” implica emremover os obstáculos hierárquicos, multiplicar e ampliar os canais de relacionamento, encorajar as conversações e incentivar a formação de redes.

* RÁPIDO, RÁPIDO!
Hoje os ponteiros do relógio derendem à velocidadedo nosso tempo.Este século começoucom 20 mil anos de evolução acumulados!O futuro é imprevisívelaté mesmo para os autores deficção científica.O trabalho é imprevisível,e os mercado então!Com isso os modelos tradicionaisde treinamento e formaçãoprofissional estãocada vez mais obsoletos

* O APRENDIZ HESITANTE
Educação formal é como um passeio de ônibus.O motorista decide o momento da partida,o trajeto, as paradas do caminho e para ospassageiros resta uma visão da paisagem pela janela.Quem ainda é novo no pedaço e insegurotalvez prefira viajar assim a se arriscarno caminho montado em uma bicicleta.

* O APRENDIZ COM PRÁTICA
Aprendizado informal é como um passeio de bicicleta.O ciclista decide sobre a partida, a rota, o ritmo e a velocidade. É possível parar a qualquer momento para apreciar a paisagem ou até mesmo perder algumtempo para ajudar um colega em dificuldes.

* O FIM DA HIERARQUIA
As redes sociais subvertem os organogramas.Englobados na rede, o centro do poder se diluie as pessoas tem mais poder sobre seus destinos .

* APRENDIZADO PUXA-E-EMPURRA
Treinamento é sempre algo empurrado para você.Aprendizado informal é algo que você chama para si.Muitas pessoas afirmam coisas do tipo: “Gosto muito de aprender coisas úteis, mas odeio treinamentos”.Pessoas assim precisam de liberdade para se decidircomo, quando, onde e com quem aprender, e geralmenteninguém lhes pergunta nada.

* DESCONFERÊNCIAS
Uma nova abordagem para gerarencontros de negócios realmenteagradáveis, interessantes e produtivos.Uma reuniões gigante, na qual todosqueiram e possam participar.Sem palcos, posições de destaquee lugares de honra.

* A GRANDE REDE
A Internet veio para mudar tudo.A dez anos atrás 16 milhões de usuáriosparticipavam da rede; hoje esse número passa de um bilhão!O mundo é do Google, o maior provedorde aprendizado do planeta, indicandomilhares de respostas por segundo.Por essa rede espontânea e informal, o conhecimento compartilhado pode ultrapassar muros, furar os cercos e atravessar qualquer barreira.

* COMUNIDADES
Não mais um ermitão solitário,mas que você possa ser membrode várias comunidades de prática,Encanadores, programadores,chefes de cozinha, apicultores,enfim, pessoas prontas para compartilhar os caminhos e indicar os atalhos para seu sucesso e de seu negócio.

* UM GANHA-GANHA!
Executivos não querem aprender, querem executar. Buscam antes demais nada um ótimo desempenho.As empresas que usam o aprendizadoinformal aumentam suas vendas,reduzem custos, incrementam a produção,realizam a inovação, diminuem o stress,cortam custos e reinventam a si próprias.

Anúncios
  1. luciana de oliveira

    Caros colegas, o meu nome é LUCIANA, sou estudante no ensino médico, cursando o 3 ano, e preciso apresentar um trabalho, cujo o tema é (OS NÓS DA REDE INFORMAL)e não tenho noção de como começar, peço-lhes que porfavor, que me ajude, se possível!Desde já muito obrigado.LUCIANA Brasília-DF.Que o SENHOR abençoe vcs rica e poderosamente!!!

    Resposta

  2. Pingback: Se você ainda não conhece Jay Cross « Luiz Algarra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: