A necessidade faz a invenção. Hoje tivemos oportunidade de atuar m um contexto de conversação absolutamente novo para nós: a vídeoconferência!

Depois de rodarmos as principais capitais do Brasil promovendo encontros de conversação sobre sustentabilidade no projeto Multiconexão Vivo, ainda uma série de cidades desejava participar do processo e simplesmente não seria possível estarmos em todas elas. Haja pegada de carbono, hein?

Então resolvemos nos render a uma ferramenta bastante comum hoje nas empresas: a sala de vídeoconferência. Agendamos encontros em diversas cidades do Brasil ao mesmo tempo, conectamos todas em um canal de videoconferência e começamos o trabalho!

A experiência ofi fantástica e os resultados surpreendentes. Organizamos as conversações de modo que tivéssemos que interferir o mínimo, evitando interromper os grupos em seus fluxos de diálogo.

Começamos com uma atividade inicial e a partir daí seguimos apenas acompanhando as conversas de longe, quase sem interferir. As pessoas puderam interagir em suas localidades em grupos de uma dúzia de participantes, conversando sobre o tema sustentabilidade a partir de suas mais diversas dimensões.

Ao contrário de nossas preocupações que indicavam que conversar deste modo seria dificultoso e impessoal, nossa experiência demonstrou justamente o contrário, com privacidade em seus locais e baixa interferência dos organizadores, as conversas puderam surgir com intensidade e profundidade!

No final do dia quase 10 cidades haviam participado com uma média de oito a dez por cidade. Ou seja, um sucesso!

Agora sabemos que através da vídeoconferência podemos especificar dinâmicas, promover encontros e colher conversações bastante potentes. Pelo menos foi assim que aconteceu nesta série de encontros da Vivo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: