TEDxSP

Quem me apresentou ao pessoal do TEDx SP foi o Marcus Colacino. Se você quiser saber o que o Brasil tem a oferecer ao mundo agora precisa conhecer o Marcus Colacino, ele é tipicamente um brasileiro da era digital. Tecelão de redes, me aproximou de um grupo de jovens de espírito que sonhavam em trazem ao Brasil uma das comunidades mais interessantes do mundo, a turma do TED – Tecnologia, Entretenimento e Design. Para resumir uma longa história, é um grupo de pessoas que começou a se reunir anualmente há 25 anos nos Estados Unidos para assistir a palestras e discutir os mais variados assuntos – arte, ciência, novas tecnologias, novas idéias.

Ao longo desses 25 anos o TED cresceu e nasceu o TED.com, site no qual as palestras feitas nas conferências estão à disposição na internet, inclusive com muitas delas traduzidas voluntariamente para o português em http://www.ted.com/translate/languages/por_br. Os antenados, criativos, inovadores, inquietos e auto-didatas que conheço tem pelo TED um enorme apreço e admiração.

O TED surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia e já teve entre seus palestrantes Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck. Apesar dos mil lugares na platéia, as inscrições esgotam-se um ano antes. Cerca de 500 das palestras estão disponíveis no site do evento e já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países. A cada ano a organização elege um pensador de destaque e repassa a ele 100 mil dólares para ele que possa realizar “Um Desejo que Vai Mudar o Mundo”. Com essas 4 ações, TED Conference, TED Talks, TED Prize e TEDx a organização pretende transformar seu mote “ideias que merecem ser espalhadas” cada vez mais em realidade.

No espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TED criou o programa chamado TEDx. O TEDx é um programa de eventos locais, e organizados de forma independente, que reúne pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED. O TEDx São Paulo é uma conferência sem fins lucrativos que reunirá mais de 30 pensadores de áreas de conhecimento tão diversas quanto arte e tecnologia, ciência e negócios, para falar sobre suas melhores ideias em palestras com duração de 5 ou 15 minutos. O tema desta primeira edição do evento será: O que o Brasil tem a oferecer ao mundo hoje? O TEDx São Paulo acontecerá no dia 14 de novembro de 2009 e será gratuito. Foi para esta primeira edição que eu fui convidado como palestrante!

Umas das pessoas que conheci da organização foi o Hélder Araújo. Membro desde 2008, Araújo é o brasileiro mais antigo em atividade da comunidade internacional – o que lhe garantiu obter a maior licença disponível, ou seja, montar uma reunião nos moldes do TED norte-americano com capacidade acima de 500 pessoas. Além de Araújo, o comitê organizador inclui a geneticista Juliana Ferreira, que deu uma palestra no TED da Califórnia no início deste ano, e Raphael Vasconcellos, diretor de criação da AgênciaClick. Todos uns figuras!

“A dificuldade é entender o espírito: o TED não é um evento ou um negócio. É uma comunidade que se encontra todo ano para estabelecer um network e pensar nos próximos passos de realizações”, esclareceu. “Quando as pessoas entendem isso, elas entendem o que é o TED. É como uma comunidade neorenascentista do conhecimento: o que o TED faz é espalhar essas ideias e materializá-las em algo real”, explica o Hélder. “Se a ideia é relevante, queremos espalhá-la o máximo possível para gerar novas ideias e ações. É isso que queremos construir no Brasil.”

Entre os participantes convidado temos: Osvaldo Stella, Denis Russo Burgierman, Carlos Buby, Eduardo Moreira, Casey Caplowe, Ronaldo Lemos, Paulo Saldiva, Regina Casé, Flavio Deslandes, Guti Fraga, Fernanda Viégas, Silvio Meira, Milena Boniolo e Augusto de Franco.

Pensadores brasileiros de várias áreas do conhecimento reunidos em um só lugar para avaliar o papel do nosso país no contexto global. Quais idéias de um país moldado pela diversidade podem ajudar a construir na prática um mundo melhor?

Bem, as inscrições para o evento ocorrem a partir de um processo seletivo meticuloso. Então quem quiser assistir deve preencher uma formulário no site http://www.tedxsaopaulo.com.br/ e aguardar ser chamado.

Já estou preparando minha apresentação, ok? Mas é surpresa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: