Almir Nahas

Originally uploaded by Lalgarra.

O convite veio do Almir Nahas, terapeuta sistêmico com especialização em constelações empresariais. O que são constelações? Bem, este é o nome genérico de uma técnica que coordena pessoas em uma sessão terapêutica que amplia nossa visão sobre nossos temores, bloqueios e desequilíbrios emocionais e psico-sociais.

Para quem participa pela primeira vez parece mágica! A pessoa que traz o problema ou questão se coloca como centro da constelação. Um grupo de pessoas que muitas vêzes nem se conhece forma um círculo sentados ao redor.
Aos poucos algumas pessoas são chamadas para se colocarem como representantes de personagens da vida de quem está sendo constelado.

Forma-se uma configuração de pessoas em papéis sem roteiro prévio! Cada um fica à vontade para dizer o que sente e as pessoas se movem de acordo com suas intuições pessoais. O facilitador, no caso o Almir, orienta e conduz com todo o cuidado para não interferir com o fluxo espontâneo da constelação. E de algum modo tudo começa a se encaixar!

O “chefe” diz algo para o “funcionário” que se aproxima de seu “pai” e pede ajuda. O “filho” ouve tudo e se entristece. O “avô” se aproxima de ambos e os três dãos as mãos. E o “funcionário” consegue chegar perto do “chefe”, olhar diretamente em seus ohos e dizer que precisa ser respeitado, ou irá embora. Pronto, neste breve exemplo temos um mecanismo de superação individual onde um ser humano que sofria por sua incapacidade de se expressar consegue, buscando suas coerências em seu sistema familiar, dar um passo adiante e romper um círculo vicioso de omissão/explosão/desemprego.

Legal né? Pena que contando parece meio bobinho. Soa quase como um teatrinho de emoções. Mas não é isso, não.
A disponibilidade de todas as pessoas que aceitam “vestir um personagem”, o cuidado do facilitador, um conjunto muito claro de técnicas e conceitos que sustentam o processo e o desejo do constelado em alcançar um entendimento que o livre da dor, tornam o processo extremamente eficaz.

Almir faz seu trabalho com uma dedicação missionária. Concentrado, segue a constelação interferindso apenas quando necessário, com muito cuidado e maestria.
Em uma manhã de sábado vi quatro pessoas superarem questões bem complicadas e bastante profundas. Empreendimentos, casamento, motivação, diversos temas tratados a partir de um princípio bem simples: pessoas conservam seu viver a partir da conservação das dinâmicas relacionais que conservam o sistema em que vivem. Ou dizendo de outro modo:
indivíduos que se relacionam formam um sistema que é determinado pelas relações entre os indivíduos que determinam o sistema.

Operamos juntos no fluir do viver humano a séculos. Linhagens de seres humanos se sucedem em um encadeamento sistêmico no qual fica difícil perceber onde surgimos como indivíduos únicos e autônomos, e a partir do que vivemos como partes de um sistema de antepassados, bisavós, avôs, pais e fihos.

Se você achou complicado, não tem problema, provavelmente eu é que não estou sabendo explicar. Mas se você acha que tem algo complicado com você, então amigo, talvez esteja na hora de começar a se perceber como uma estrela humana de um universo em constelação.

Visite http://www.ag5estrategia.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: