Mais uma vez tivemos a oportunidade de contribuir com a organização do “2o Seminário a Sociedade em Rede e a Educação”, realizado pelo Instituto Vivo nos dias 13, 14 e 15 de setembro, em São Paulo. Atendendo a uma demanda da rede Vivoeduca, a convite do Luis Fernando Guggenberger, nos integramos em algumas frentes de ação neste seminário.

Jay Cross, Luiz Algarra e Paul Pangaro

Luiz Algarra e Alberto Blumenschein consolidaram as conversações com os convidados internacionais Jay Cross e Paul Pangaro, que vieram de USA especialmente para o encontro. Lígia Giatti se encarregou de apoiar os processos de auto-organização das arenas independentes e oficiais da Vivo, em pontos de presença em todo o Brasil.

Grupos de conversação

E durante os três dias do seminário os papagaios organizaram uma série de conversações para os grupos de inovação que construíram iniciativas inscritas no Festival de Idéias Inovadoras para Educação, apresentadas na tarde do segundo dia do evento.

Mais do que uma lista de atividades, a Papagallis tem grande sintonia com toda a proposta do seminário e sua visão de uma sociedade ampliada em seus espaços e contexztos de aprendizagem. Desde o ano passado, quando também estivemos participando de atividades durante o seminário, a Papagallis vem construindo processos de conversações para formação de redes e aprendizagem informal na Vivo e em seus parceiros.

Nosso projeto de mudança cultural no treinamento para call center da Vivo, realizado com um piloto e agora implantado como política em todos os call centers Vivo do Brasil, nasceu na edição de 20009 do seminário.

Jay Cross e instrutores de call center

Este ano tivemos a satisfação adicional de reunir uma equipe de instrutores de call center Vivo de todo o Brasil, recém aderentes à aprendizagem informal, com Jay Cross, especialista internacional no tema. Todos puderam perguntar à vontade como, quando e de que maneira a aprendizagem informal vem transformando os espaços relacionais e os resultados operacionais de empresas em todo o mundo.

Também nosso amigo, o ciberneticista Paul Pangaro pode se reunir com diversas lideranças da Vivo para compartilhar informalmente sua visão sobre as conversações nas empresas, e seus potenciais de inovação positiva no cotidiano das organizações.

Em resumo, a experiência da Papagallis neste “2o Seminário a Sociedade em Rede e a Educação” tem um valor inestimável para todos nós papagaios. Infelizmente ainda temos poucas empresas brasileiras que ousam olhar para o futuro e discutir abertamente novas possibilidades de interação entre humanos para algo além dos modelos tradicionais de sala de aula e treinamento clássico. A Vivo é uma destas empresas e temos orgulho de poder participar deste processo.

Anúncios
  1. Pingback: Facilitação presencial | Instituto InterSistêmico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: