Matéria completa: http://www.hsm.com.br/artigos/colaborando-pela-sustentabilidade

Trouxe para o auditório da Estação de Conhecimento Geração Y uma proposta de apresentação que ainda não havia sido utilizada por nenhum outro palestrante naquele evento. Propus um debate colaborativo para provocar algumas conversações e, com isso, fazer com que as pessoas presentes pudessem contribuir a partir de suas experiências, saberes e conhecimentos”.

Comecei pedindo: “Peguem papel, caneta e, por favor, definam o que é sustentabilidade. Fiquem livres. Escrevam frases, coloquem palavras, desenhem…Façam como preferirem”.

Aos poucos o encontro foi ganhando naturalidade, as conversas foram surgindo as definições sobre sustentabilidade começaram a ganhar forma.

Então segui convidando: “Agora, reúnam-se em grupos de até 5 pessoas. Virem as cadeiras e criem um clima bem aconchegante. Conversem entre si sobre o que escreveram. Uma forma de construirmos nosso mapa é dar uma olhada no mapa da pessoa ao lado. O outro é um universo inteirinho novo”.

Múltiplas visões, definições e muitas reflexões. Após ouvir cada grupo, pedi para que os quatro convidados opinassem sobre os comentários e dessem testemunhos de como suas empresas lidam com o tema sustentabilidade. Bruno Massoti (Terra Cycle), Patrícia Augustin (Terra Cycle), Maria Helena Sato (Nestlé) e Maria Beatriz Ortolani (Nestlé) contribuíram com outras visões e colocaram os participantes para pensar ainda mais sobre o tema.

Assim aproveitamos o nosso tempo não apenas com palestras estáticas, mas com um fluxo dinâmico de construção de conhecimento a partir da história e experiências de cada um dos presentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: