No CUBO da Campus Party 2011

No espaço da Telefônica/Vivo na Área Expo, a única seção aberta ao público visitante estavam presentes Claudemir Viana (Rede Social Minha Terra/Fundação Telefônica) e Samantha Shiraishi (jornalista e blogueira – @samegui) conversando sobre como os meios tecnológicos estão influenciando o modo das pessoas buscarem e compartilharem conhecimento.

Tivemos bastante tempo, uma hora e meia, e a conversa foi muito produtiva. O CUBO estava lotado de público interessado e começamos com uma conversação de aquecimento de vinte minutos. As pessoas em duplas ou trios compartilharam suas histórias sobre aprendizagem e redes sociais. Sempre é muito agradável acompanhar o fluxo de interações das pessoas conversando livremente. Os olhares de atenção, a emoção na fala, os gestos largos e os sorrios preencheram o CUBO com relatos muito especiais. Em seguida abrimos o microfone para que as duplas compartilhassem um pouco do que rolou e daí a conversação rolou solta, com a interação precisa da Sam e do Claudemir.

Campus Party 2011

Também fomos convidados pelo Interney para participar do Campus Party 2011, na Área de Social Media, para um debate Redes sociais na Educação. Luiz Algarra como mediador de uma conversa entre Fernando ‘Tucano’ Russel (Prof. da Univ. Católica de Santos, Jovem Nerd), Sam Shiraishi (Mãe Com Filhos, Homeschooling), Priscila Gonsales (EducaRede Brasil) e Reinaldo Pamponet (ItsNoon). Para nós o encontro começou alguns dias antes quando nos reunimos para um almoço de confraternização e alinhamento. Ali decidimos que seria muito bom começar o debate com uma oportunidade para que as pessoas pudessem conversar na platéia, trocando suas histórias pessoais sobre aprendizagem e redes sociais.

Uma centena de pessoas mudando a configuração relacional do modelo “platéia” para o modelo “conversa”. Ali não havia um palestrante falando e todos ouvindo, todos falavam e as interações rolavam soltas. As possibilidades de insight, troca, coneções e novos acordos foram multiplicadas exponencialmente. Os palestrantes se misturaram com a platéia e nos transformamos num animado grupo de conversa temática.

Anúncios
  1. Pingback: Facilitação presencial | Instituto InterSistêmico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: