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Tradução livre de Luiz Algarra de um post do Jay Cross Learnstream (Insights para refletir e impulsionar a inteligência colaborativa)

Como você avalia se sua aprendizagem informal, aprendizagem social, aprendizagem contínua e iniciativas de apoio ao desempenho tiveram o impacto desejado ou atingiram os resultados esperados?

Bam, antes de mais nada, porque avaliar apenas a aprednizagem informal? Precisamos de melhores abordagens para avaliar todas as iniciativas de aprendizagem. Pessoas que pensam que o velho 1-2-3 é adequado para avaliar a aprendizagem formal estão se enganando e às vêzes enganando outras pessoas.

O objetivo da aprendizagem é a mudança de comportamento. Antes de mais nada temos de definir quais são comportamento que estamos tentando mudar, porquê e quais serão os indicadores que podem demonstram com credibilidade que um novo comportamento está ocorrendo. Sabendo que algo não foi suficiente, as pessoas podem fazer algo para corrigir. A mudança de comportamento tem que ser expressa nos termos do negócio.

É preciso esperar um pouco antes de fazer a avaliação. Planilhas positivas e resultados simulados não provam nada, porque geralmente eles são capturados e produzidos antes da curva de esquecimento da turma; A razão pela qual apenas 10% ou 15% do que é aprendido aparece no trabalho é que a maioria do que você aprende rapidamente desaparece, a menos que seja reforçada pela reflexão e prática. É por isso que é uma boa idéia de esperar de três a seis meses – para ver o que fica.

Depois deste período, existem várias abordagens para a avaliação. Para coemçar podemos usar os critérios anteriormente aplicados. Isso será muitas vezes insuficiente, porque as iniciativas de aprendizagem nunca são atos isolados. Claro, tivemos o treinamento de vendas do novo produto, mas também tivemos uma campanha publicitária, o produto foi melhor do que o da concorrência, e todos estavam entusiasmados. Como podemos isolar o impacto da aprendizagem? Às vezes não conseguimos, porque a aprendizagem foi realmente um componente de uma solução multifacetada.

No entanto, você pode descobrir muita coisa em uma série de entrevistas com a uma amostragem de muitas pessoas. Pergunte-lhes o que tiveram de aprender para ter sucesso e como eles aprenderam.

Alguém vai dizer que ista não é científico, que você teria que entrevistar todos, mesmo que ninguém nunca tenha tempo para isso. É um falso argumento. Eu costumava trabalhar em pesquisas de opinião pública. É possível generalizar os resultados para o grupo inteiro entrevistando uma pequena amostra de pessoas. Uma fórmula simples pode determinar o que é significativo estatisticamente.

Além disso, perguntando em aberto trazem mais significados do que a informação obtida em caixas de seleção e escalas de avaliação. Perguntas abertas rendem histórias e anedotas que são mais convincentes do que as percentagens.

Seria delicioso se você pudesse clicar em um botão de seu sistema de e-learning e obter uma avaliação imediata. Isso é um sonho. O e-learning mede atividades, interações, e não os resultados.

Além disso, como disse anteriormente, os resultados estão no olhar do cliente. Por isso, nenhum departamento de treinamento pode jamais alegar ter alcançado o nível 4, por exemplo, pois eles ainda não possuem um parâmetro testado pelo qual se mede o Nível 4.

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