Através do Itaú Unibanco está disponível para todos o conteúdo de nossa série de encontros no Itaú Cultural sobre a pesquisa O Sonho Brasileiro da Box 1824. Tive o privilégio de fazer a mediação dos encontros debatendo um material de grande significado com pessoas muito especiais. Sem mais delongas, assistam e aproveitem este fluxo de conversação livre que pretende refletir sobre os principais aspectos da pesquisa.

IMPÉRIO DAS CORES: ECONOMIA DA FELICIDADE

Affonso Romano de Sant‘Anna é poeta, cronista, professor e jornalista. Com mais de 40 livros publicados, pensa o Brasil e a cultura do seu tempo.

Evandro Vieira Ouriques é coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência (Netccon), da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também na UFRJ, é supervisor de pesquisas de pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (Pacc). Coordena o curso de extensão Jornalismo e Políticas Públicas Sociais (JPPS), criado com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), e forma lideranças em uma nova perspectiva de comunicação, política, negócios e sustentabilidade. Em seu trabalho educacional, já lidou com cerca de 8 mil jovens. Recebeu, do Reputation Institute, de Nova York, o Best Scholar Award, em 2010. Trabalhou 20 anos no Ministério da Cultura (MinC). É pós-doutor em comunicação e cultura pela UFRJ. Como consultor, atende pessoas e organizações interessadas em superar padrões mentais e construir vidas, carreiras e projetos sustentáveis. Ouriques mantém um blog.

João Cavalcanti (representante da Box1824) é um dos criadores da Box1824, uma das principais empresas de pesquisa de mercado e tendências de comportamento de consumo na América Latina que tem clientes como Nike, Pepsi, Fiat, Nokia e Itaú. João é também fundador da LiveAd (inovação em comunicação) e da Talk Inc (companhia de pesquisa on-line) e um dos criadores da Busk.com.

Raísa Almeida Feitosa (jovem-ponte – Recife, PE) é estudante de design gráfico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE). Realiza trabalhos gráficos de temática social e/ou produzidos voluntariamente para ONGs, coletivos etc. Trabalha com teatro e literatura e está envolvida em mobilizações sociais e culturais.

SABEDORIA NATURAL: EDUCAÇÃO INFORMAL

André Gravatá (jovem-ponte− Embu das Artes, SP) é estudante de jornalismo. Realiza intervenções urbanas pela cidade, com o objetivo de motivar uma visão diferenciada do cotidiano. Atualmente, escreve um livro sobre arte participativa, cujo foco é o poder de emancipação da arte 2.0, que convoca o espectador a ocupar o papel do artista. É organizador doTEDxJovem@Ibira.

Carla Mayumi (representante da Box1824) é sócia da Box1824. Dirigiu a equipe de planejamento estratégico da empresa e foi responsável pela criação de novos processos e metodologias de pesquisa. Atualmente, dirige o núcleo de Inovação e Projetos Especiais da Box1824, com clientes como Itaú, Pepsi, C&A e COB. Nos últimos dois anos, coordenou o projeto O Sonho Brasileiro, o maior da história da empresa.

Dagmar Garroux (Tia Dag) é pedagoga, fundadora da Casa do Zezinho, no bairro do Capão Redondo, em São Paulo, que atende mais de 1.200 crianças e jovens de 6 a 21 anos.

Luis Fernando Guggenberger é gerente de Debate e Conhecimento e Novos Projetos da Fundação Telefônica no Brasil. É netweaver de Redes Sociais e de Inovação Social. Formado em publicidade e propaganda, é especializado em relações públicas e também atua como professor universitário.

FUSÃO CRIATIVA: NOVA CULTURA CRIATIVA

Flávio Paiva é jornalista, colunista semanal do Diário do Nordeste, autor de livros e CDs infantojuvenis e ativista de mobilização social e cidadania orgânica.

Júlio César Oliveira de Oliveira (jovem-ponte − São Paulo, SP) ministra oficinas e participa de shows e campeonatos ligados ao universo da dança e do hip-hop.

Marcelo Noah (representante da Box1824) é formado em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFR) e mestre em escrita criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Poeta e radialista, produz e apresenta o programa Teorema, na rádio Ipanema FM (domingo, às 12 horas), de Porto Alegre. Dedica-se também à criação e direção da rádio Minima.fm, com lançamento previsto para setembro.

Reinaldo Pamponet deixou a Microsoft em 2003 para se dedicar a projetos culturais envolvendo jovens, como aEletrocooperativa e a Rede Itsnoon. Defende uma abordagem que dá liberdade ao jovem e reconhece o saber de cada um na criação da cultura.

 PODER HUMANO: NOVO ENGAJAMENTO POLÍTICO

Daniela B. Silva (jovem-ponte − São Paulo, SP) é diretora do projeto de inclusão política Esfera, da Casa de Cultura Digital, em São Paulo, por meio das tecnologias em rede e de práticas de liberdade, autonomia e compartilhamento. Coordena também a comunidade Transparência Hacker, que usa dados governamentais e tecnologias abertas para criar e implementar projetos de interesse público na rede.

Gabriel Milanez (representante da Box1824) é um dos diretores de Planejamento e Pesquisa da Box1824 desde 2007. Anteriormente, trabalhou seis anos em agências de propaganda, como Fischer América e LewLara. É graduado em comunicação social e em ciências sociais pela USP. Estudou também sociologia na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), na França.

Gilberto Dimenstein é colunista da Folha de S.Paulo e da rádio CBN. Foi diretor da Folha na sucursal de Brasília e correspondente internacional do mesmo jornal em Nova York. Trabalhou ainda no Jornal do BrasilCorreio BrazilienseÚltima Hora e nas revistas Visão e Veja. Foi acadêmico visitante do programa de direitos humanos da Universidade de Columbia, em Nova York. Atualmente, desenvolve projetos de educação para comunicação na Universidade de Harvard.

Pablo Capilé é coordenador de planejamento dos festivais Calango e Grito Rock, um dos fundadores do Espaço Cubo − instituto cultural cuiabano que desenvolve ações no campo da cultura em todo o Brasil – e sócio-fundador da associaçãoCasas Associadas. É também um dos articuladores do Circuito Fora do Eixo, rede que integra hoje dezenas de coletivos dedicados ao setor em todo o Brasil.

FOTOS DO ENCONTRO QUE REGISTREI E PUBLIQUEI NO FLICKR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: